Sempre preocupado com a necessidade de desenvolvimento em todas as áreas, Marcos Papa, vereador em Ribeirão Preto e candidato a Deputado Federal pela Rede, assumiu um compromisso com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“O sucateamento dos sistemas de desenvolvimento científico e tecnológico compromete qualquer plano de avanço econômico e social do País, condenando o Brasil ao subdesenvolvimento e à perda dos avanços conquistados”, afirma Marcos Papa.

Lutando há 70 anos pela valorização da ciência e tecnologia, a SBPC  teme que os cortes sofridos coloquem em risco os investimentos em recursos e pessoal qualificado, além de pesquisas e formação de novos cientistas.

Justamente pelo risco deste desmonte os candidatos ao Congresso Nacional foram convidados a se manifestarem neste compromisso geral de defesa da ciência, tecnologia, inovação, educação e democracia no Brasil.

“Concordo com suas proposições e me comprometo a atuar, durante meu mandato, em prol destes pontos no Congresso, caso seja eleito”, frisou Papa. Os nomes de todos os candidatos que concordaram estão sendo divulgados pela SBPC para o público em geral e em especial à comunidade científica, sem citar partidos.

Entre as proposituras está a disposição para dialogar com a comunidade científica brasileira, ter atuação permanente nos debates parlamentares em relação à ciência tecnologia e inovação brasileira é outra, além de apoiar as posições de consenso das entidades científicas nas discussões dos projetos de lei.

Papa lembra ainda da importância de “atuar nas discussões do orçamento, pela recuperação e aumento dos recursos para investimento em Ciência e tecnologia nos próximos anos”.

Na Educação, a manutenção da educação pública, gratuita e de qualidade nas universidades públicas e a defesa e acompanhamento da aplicação efetiva do Plano Nacional de Educação(PNE) – 2014-2024. A valorização da escola pública, gratuita e diversa em seu mais amplo caráter político e com o uso adequado de políticas e de cotas, bem como dos profissionais da educação.

Para Marcos Papa, “atuar em defesa dos direitos humanos, da liberdade acadêmica e de pesquisa e das liberdades democráticas é mais do que um compromisso assinado, será um dever meu como cidadão e mais ainda como deputado federal”.