Com a participação e o envolvimento de diversos atores da sociedade, o lançamento do Fórum Permanente de Inovações Urbanas e Sustentabilidade de Ribeirão Preto foi sucesso. Realizado no dia 27 de agosto, no Centro Cultural Palace, o evento reuniu estudantes de escolas técnicas e universidades, representantes de movimentos e organizações, além de profissionais que trabalham com as questões de sustentabilidade.

O evento contou com palestra da arquiteta e urbanista Myriam Tschiptschin, gerente do Núcleo de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e coordenadora do curso de Smart Cities do Instituto Europeo de Design.

Para o vereador Marcos Papa (Rede), organizador do lançamento e autor da lei que instituiu o Fórum Permanente de Inovações Urbanas e Sustentabilidade, a palestra evidenciou que é possível colocar Ribeirão Preto no caminho do desenvolvimento mais sustentável.

“Foram apresentadas políticas urbanas inovadoras, ferramentas e indicadores que podem ser utilizados. Muitos já estão sendo utilizados fora e dentro do Brasil. Ribeirão pode adotar parte deles e inovar, sair na frente, vir a ser referência em alguns aspectos”, frisou.

Durante a mesa de discussão foram levantas questões locais, como a necessidade de mais espaços como o criado pelo evento. “O Fórum é permanente, será criada uma equipe de trabalho e através dessa equipe será feita uma agenda para que esses temas estejam sempre em debate, promovendo um espaço de articulação entre governo, sociedade civil, instituições e empresas, para que consigamos aplicar muitas coisas na nossa cidade”, disse.

A mesa de discussão contou com a participação da Vera Lucia Blat Migliorini, arquiteta e urbanista doutora em planejamento urbano, professora universitária e pesquisadora do IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais) e também da geógrafa Helena Rizzatti, docente das disciplinas de planejamento urbano e desenvolvimento de cidades sustentáveis, além de Myriam Tschiptschin e Marcos Papa.

O Fórum contou com uma exposição de trabalhos acadêmicos da ETEC, Centro Universitário Moura Lacerda, Universidade Paulista (Unip), Unaerp e Centro Universitário Estácio, demonstrando que existem bons projetos a serem implementados.

Mais informações sobre o Fórum de Inovações Urbanas e Sustentabilidade: 3607-4008.