Dia Mundial da Água: Comemorar ou Trabalhar?

1256

Criada em 1992 pela ONU, o dia 22 de março é a data comemorativa do Dia Mundial da Água, mas os fatos recentes nos fazem mais refletir e trabalhar do que comemorar porque a maneira como temos cuidado da água, fará com que em breve venhamos a ter sérios problemas de racionamento desse bem essencial à humanidade e à vida.

No Brasil ainda não sentimos muito porque somos privilegiados no que diz respeito à quantidade de água doce. Temos a maior reserva da Terra, em torno de 12% de seu total. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d’água do Rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta.

O abastecimento público da nossa querida Ribeirão Preto é totalmente dependente da exploração do manancial subterrâneo do Aquífero Guarani e por este motivo, a proteção a ele deve receber os cuidados de todos nós.

Uma coisa que nos aflige é saber que Ribeirão Preto possui poucos reservatórios de água. A falta desses reservatórios, que nos trariam bom armazenamento e distribuição por escoamento, faz com que o DAERP tenha que bombear água durante o período noturno, provocando forte pressão sobre a rede, e consequentemente, contínuos e gravíssimos vazamentos em toda a cidade, cuja população sofre com o desabastecimento. Outra péssima notícia: não há previsão de que o DAERP venha a ter uma gestão técnica e eficiente tão cedo. Os desperdícios e prejuízos continuarão. Até sua frota de veículos e equipamentos encontra-se quase que totalmente sucateada.

Constatamos também a falta de mapeamento das tubulações de água e de esgoto. Como pode a administração pública realizar uma obra, abrir uma rua sem saber o lugar em que passa o cano? Os danos são imensos. Sem essa informação, os funcionários que estão trabalhando na obra furam tubos por onde vaza água limpa, gerando mais prejuízos aos cofres públicos. O mesmo ocorre com a rede de esgoto: não havendo um mapa, o trabalho é lento, ineficiente e caro ao bolso do contribuinte que paga pesados impostos sem a contrapartida de serviços bem prestados. Até quando vamos continuar furando a nossa rede de água e esgoto

O cuidado com nossa água é de todos! Vamos exigir que as autoridades cumpram com suas obrigações e vamos fazer a nossa parte dando o exemplo de economia e uso sustentável dessa verdadeira benção que Deus nos deu!!

Marcos Papa

DMA2