O vereador Marcos Papa (Rede) promoverá, na próxima quarta-feira (20), o Fórum da Inovação e Tecnologia da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Aberto ao público e gratuito, evento será realizado, das 17h às 19h, no plenário da Câmara de Ribeirão Preto.

Com o apoio do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, o Fórum contará com a participação de quatro palestrantes renomados: Fernando Henrique Saito, assessor jurídico do Supera Parque, Norberto Garcia Cairasco, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, Henrique Croisfelts, doutorando em Medicina Regenerativa e Química Medicinal/Uniara, empreendedor e CEO da Startup BICAN, e Jose Alberto Sampaio Aranha, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

Com o tema “Impactos do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, o Fórum tem como objetivo debater o Novo Marco Legal, que é de grande importância para o Estado e o País, além de discutir sobre as novas regras relacionadas às atividades de pesquisa e inovação.

Supera Parque
Marcos Papa foi gerente-executivo da Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto) e estruturou o convênio entre a USP, o Governo do Estado e a Prefeitura de Ribeirão Preto para a construção do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, contando com o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do MCT (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Para Marcos Papa, o Fórum da Inovação tratará de um assunto de “extrema relevância”. “O Brasil precisa aprovar o Novo Marco Tecnológico da Inovação. A inovação é necessária, a criatividade é muito importante, mas se não houver o ecossistema de um Parque Tecnológico unindo pesquisador, universidade, investidor e população, a inovação não vem e a gente cai no mesmismo”, destacou.

Mão de obra altamente qualificada
Atualmente, o Parque Tecnológico conta com 73 empresas instaladas impactando na vida de milhares de pessoas de Ribeirão Preto e da Região Metropolitana. “Ribeirão Preto sabe o amor que eu tenho pelo Supera, desde quando o Supera era a nossa Incubadora de empresas, uma das mais importantes do Brasil. Com o Parque Tecnológico, Ribeirão Preto e região podem ascender a um patamar mais alto de sofisticação, da sua mão de obra e da sua economia”, frisou.

Em 2009, Marcos Papa, então gerente-executivo da Fipase, conheceu os principais parques tecnológicos dos Estados Unidos. “Visitando as dependências do Google, senti muito ver brasileiros formados em Ciência da Computação e em Tecnologia da Informação, com mestrado e doutorado pagos pelo Estado brasileiro, trabalhando para multinacionais fora do Brasil. Esse tempo acabou para Ribeirão Preto e região. Temos aqui um Parque Tecnológico para reter essa mão de obra altamente qualificada que a nossa USP e as nossas outras faculdades formam. Temos como reter esses profissionais aqui gerando emprego, renda e soluções para a população”, concluiu.

Programação
16h30 – Credenciamento
17h – Composição da mesa e fala de autoridades
17h10 – Palestra com Fernando Henrique Saito
17h30 – Palestra com Norberto Garcia Cairasco
17h50 – Palestra com Henrique Croisfelts
18h10 – Palestra com Jose Alberto Sampaio Aranha
18h30 – Diálogo aberto entre palestrantes e público

Serviço
Dia 20/06
Horário: das 17h às 19h
Local: Plenário da Câmara de Ribeirão Preto
O evento é de graça e aberto à população.