O futuro do Arquivo Público de Ribeirão Preto será debatido nesta quarta-feira (25), às 18h30, no plenário da Câmara, em uma audiência pública organizada pelo vereador Marcos Papa (Rede). Aberta ao público, a audiência contará com a presença de historiadores e representantes do governo municipal.

“Queremos entender as pretensões da prefeitura e discuti-las com a população. É fundamental que as decisões do governo tenham respaldo técnico e que esse rico arquivo realmente fique à disposição das pessoas, que infelizmente já estão privadas de acervos importantes, como o do MIS”, ressaltou Marcos Papa.

A atual administração estuda instalar o Arquivo Público em um prédio localizado na avenida Francisco Junqueira, que o município recebeu em permuta, em 2016, com o objetivo de sediar o MIS (Museu da Imagem e do Som). O prédio, que não chegou a receber o acervo do MIS, foi vandalizado, teve a fiação furtada e precisa de manutenção.

Marcos Papa é presidente da CEE (Comissão Especial de Estudos) que acompanha o abandono da nova sede do MIS. Em depoimento à comissão, no dia 5 de abril, a secretária de Cultura, Isabella Pessotti, explicou que, para efetivar esse estudo – instalar o Arquivo Público na avenida Francisco Junqueira -, a pasta necessita de recursos para vigilância e manutenção do prédio com respaldo técnico, como desumidificação e climatização.

Porém, historiadores da Associação Amigos do Arquivo ouvidos na mesma reunião da CEE do MIS defendem que o Arquivo Público não pode ser instalado na Francisco Junqueira. Para eles, o prédio estudado pela administração não tem condições de suportar o peso dos arquivos e apresenta risco de alagamento por estar próximo ao rio, além de que a emissão de gás carbônico e as trepidações causadas pelo trânsito intenso podem danificar o acervo.

Reunião da CEE do MIS. Crédito da foto: Aline Pereira / Comunicação da Câmara