Crédito da foto: Allan S.Ribeiro / Comunicação da Câmara

Três médicos especialistas em matriciamento e estratégias e técnicas de redução de filas do SUS serão ouvidos nesta quinta-feira (19), a partir das 15h, na Sala das Comissões. As oitivas fazem parte do plano de trabalho da CEE (Comissão Especial de Estudos) das Filas do SUS, que é presidida pelo vereador Marcos Papa (Rede).

Confirmaram presença na reunião da CEE: o ex-secretário de Saúde José Sebastião dos Santos, professor doutor da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), Helena Barbosa Lugão, médica dermatologista da rede pública e integrante do Cebes e Milena Seoane Colmenero Muniz, médica de saúde da família.

“Essa edição da Comissão de Estudos está muito promissora, pois ouviremos renomados especialistas sobre perspectivas e avanços concretos que podemos promover em Ribeirão Preto para solucionar os gargalos das filas do SUS, bem como ampliar a resolução da atenção básica”, ressaltou Marcos Papa.

Transformação e intervenção
No último dia 29, a CEE das Filas do SUS ouviu dois usuários da rede municipal de saúde e um médico de saúde da família. As declarações reforçaram a existência de grandes deficiências no setor e a necessidade de mudanças imediatas, como reforma administrativa, investimentos no atendimento básico e informatização de todo o sistema.

“Talvez tenhamos que transformar essa Comissão Especial de Estudos em CPI para podermos convocar autoridades, exigir documentos e eventualmente até mesmo responsabilizar por improbidade. O que não podemos aceitar é que a população continue desatendida, sofrendo e morrendo nas filas”, enfatizou o presidente da CEE na ocasião.

Matriciamento
Apoio matricial ou matriciamento é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.