Crédito da foto: Allan S.Ribeiro / Comunicação da Câmara

Presidida pelo vereador Marcos Papa (Rede), a CEE (Comissão Especial de Estudos) das Filas do SUS ouvirá médicos e usuários da rede municipal, nesta quinta-feira (29), às 15h, na Sala das Comissões. Aberta ao público, a reunião será transmitida ao vivo pela TV Câmara. Para o vereador Marcos Papa, que é o autor da Lei das Filas, a CEE está revelando e reforçando problemas graves na rede municipal de saúde, que precisam ser resolvidos imediatamente, como à falta de um sistema 100% informatizado.

“Muitos procedimentos são feitos por papel. Quando esse papel transita pelos departamentos muitas vezes atrasa e até se perde. Isso não pode acontecer em 2018. Isso não é um problema científico, não é um problema técnico, o problema é ético, falta vontade política. Enquanto não fizerem uma reforma administrativa profunda também na Secretaria da Saúde, a burocracia continuará matando pessoas em Ribeirão Preto”, criticou.

Papa também atacou a não realização de exames, como ressonância com sedação, atualmente na rede municipal. A ressonância com sedação é necessária para pacientes claustrofóbicos, dentre outros tipos de doenças ou fobias. “Essa comissão tem revelado questões importantes e acredito que as oitivas desta quinta-feira contribuirão ainda mais com os nossos estudos e com as providências que tomaremos”, frisou o presidente da CEE.

Leia mais:

CEE das Filas defende treinamento para melhor divulgação de ferramentais digitais

Lei de Marcos Papa resulta no Programa Saúde Digital