Em comemoração ao Dia Mundial da Água celebrado em 22 de março, o vereador Marcos Papa (Rede) promoverá o II Fórum da Água da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, nesta quinta-feira, das 14h às 18h, no plenário da Câmara de Ribeirão Preto. Em sua segunda edição, o Fórum é gratuito e aberto ao público. Com o tema “Distribuição e Perdas”, o Fórum reunirá autoridades de Ribeirão Preto e região, além de especialistas renomados que problematizarão o assunto, como o professor Marcelo Claro de Souza, que ministrará a palestra “Conectando o cerrado, Ribeirão Preto e os lençóis freáticos”.

Enfatizando a importância e a amplitude do tema, Papa destacou que a região de Ribeirão é predominantemente cerrado. “Vamos falar da importância do cerrado na preservação dos mananciais de água subterrâneos e é exatamente o caso do nosso Aquífero Guarani. Sabemos que na zona Leste temos uma região sensível do ponto de vista ambiental, que já tem um passivo ambiental doloroso por terem instalado lixões, vazamentos de esgoto na nascente do córrego das Palmeiras, além das fossas negras”, elencou.

Membro da Comissão de Meio Ambiente, Papa acrescentou: “Temos uma região na zona Leste muito sensível a infiltração, portanto à recarga do Aquífero, e temos que ter uma fiscalização muito intensa ali porque é uma região de agricultura, de uso de agrotóxico”.

Marcos Papa ainda lembrou que 62% da água captada em Ribeirão Preto são desperdiçados em vazamentos e furtos, segundo dados oficiais. “Isso é inaceitável em 2018, quando temos tanta tecnologia, quando temos uma autarquia, como o Daerp, que fatura milhões de reais todos os anos, através de tarifa de água e esgoto”, frisou.

Papa representou a Câmara de Ribeirão Preto no 8° Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado em Brasília-DF. “Em Brasília tivemos a discussão do problema da água, um problema mundial, mas nós temos que pensar no local, temos que pensar em Ribeirão Preto e região. Aqui no II Fórum da Água da Região Metropolitana de Ribeirão Preto vamos tratar de assuntos que dizem respeito a todos nós”, concluiu.

Marcos Papa representou Ribeirão no 8° Fórum Mundial da Água

Veja a programação do II Fórum da Água da Região Metropolitana:

Leia também:

Marcos Papa representa Ribeirão Preto no Fórum Mundial da Água

Indignado com desperdício de água, Marcos Papa cobra melhorias do Daerp

Primeiro Fórum da Água de Ribeirão Preto ouve especialistas em águas residuárias