O vereador Marcos Papa (Rede) está representando a Câmara de Ribeirão Preto no Fórum Mundial da Água, o maior evento global sobre recursos hídricos, que, este ano, está em sua oitava edição e sendo realizado em Brasília-DF. Para Marcos Papa, que integra a Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara e é o realizador do Fórum da Água da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, trata-se do Fórum mais importante do mundo com o tema água e reúne autoridades de todos os países.

“O Fórum Mundial trará um mar de experiências sobre acertos, erros, desafios e novas propostas para o uso racional da água. Minha participação, enquanto representante do Legislativo, possibilitará o intercâmbio de informações dentre os mais diversos municípios e países. Experiências preciosas que compartilharei durante o II Fórum da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que promoverei nesta quinta(22), na Câmara”, frisou.

Com uma rica programação, o Fórum Mundial traz diversos assuntos relacionados à água, como o processo de crescimento da população urbana. “Como estamos tratando a água nos centros urbanos no mundo inteiro? Como estamos tratando a questão da água para a agricultura e a indústria? Como estamos tratando a questão da água residuária, e a água do final de um processo de industrialização? Como estamos tratando a água após o tratamento de esgoto? Como está sendo usada nos processos industriais ou como deveriam estar sendo usadas?”, elencou.

O vereador destacou que Ribeirão Preto não utiliza as águas residuárias e que tem particularmente uma responsabilidade imensa: o Aquífero Guarani. “Existe um interesse enorme por esse manancial de água mineral subterrânea que nós temos na nossa região. É por isso que precisamos ter um comportamento ético. O Daerp precisa urgentemente reduzir drasticamente os níveis de desperdício de água pela cidade, que chegam a assustadores 62%. Isso é inaceitável”, enfatizou Marcos Papa.

Para Papa, o Daerp precisa de um choque de gestão imediatamente para reduzir o desperdício, substituir as redes de água com vazamentos e trocar os reservatórios necessários para que Ribeirão passe a utilizar com mais inteligência a lei da gravidade de forma a distribuir a água sem estourar a rede de distribuição. “Vamos mirar em exemplos que já deram certo. Para isso tem que ter vontade política de fazer acontecer”, acrescentou.

Fórum da Região Metropolitana
Promovido pelo vereador Marcos Papa, II Fórum de Água da RMRP será realizado quinta-feira (22), das 14h às 18h, no plenário da Câmara de Ribeirão Preto. Aberto ao público, o evento reunirá autoridades da cidade e da região e palestrantes renomados que debaterão a utilização sustentável dos recursos hídricos.

A inscrição pode ser feita no endereço: http://bit.ly/2forumagua

Para mais informações: https://www.facebook.com/events/1846174232074205/

Leia também:

I Fórum da água de Ribeirão Preto ouve especialistas em águas residuárias

Sancionada Lei de Marcos Papa que institui Política Municipal de Segurança Hídrica

Indignado com desperdício de água, Marcos Papa cobra melhorias do Daerp