Presidida pelo vereador Marcos Papa (Rede), a CEE (Comissão Especial de Estudos) da Câmara, que acompanha casos ilegais de eutanásia em animais praticados pela CBEA (Coordenadoria de Bem-Estar Animal) de Ribeirão Preto, ouvirá representantes de ONGs de proteção animal, nesta quinta-feira (15), às 15h, na Sala das Comissões.

Foram convidadas representantes das ONGs de proteção animal Cãopaixão, Centro de Adoção Meu Herói e AVA. A CEE também convidou o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) a fim de tomar ciência dos depoimentos que serão prestados pelas ativistas.

“A CBEA vem infringindo a Lei nº 12.916/2008, que dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos, assim como não segue as orientações do ‘Guia brasileiro de boas práticas para eutanásia em animais’. Essa prática confessada pela coordenadora Carolina Vilela durante sabatina na Câmara é ilegal e precisa parar. O governo precisa intervir imediatamente na Coordenadoria, cujo estado é de total precariedade”, frisou Papa.

Aberta ao público, a reunião da CEE para oitiva das protetoras será transmitida ao vivo pela TV Câmara. “Precisamos dar muito atenção para a questão animal, que está abandonada em Ribeirão. Temos uma população estimada de 108 mil animais de rua e o impacto na saúde pública é muito grave. Precisamos cobrar que a prefeitura faça o que precisa ser feito respeitando a legislação e os animais”, acrescentou.

Abaixo-assinado
O vereador Marcos Papa é o autor de um abaixo-assinado que será levado ao Congresso Nacional, na próxima semana, com o objetivo de instituir o Dia Nacional da Castração.

“Instituído e colocado em prática! A castração animal é a única solução efetiva para acabar de uma vez por todas com essa situação caótica de animais vivendo nas ruas e sendo abandonados quando se reproduzem de maneira indesejada. O governo precisa urgentemente olhar para essa temática de forma séria e implantar uma política de castração efetiva, incluindo ações da União, dos estados e dos municípios”, conclui Papa.

Publicado no site de Marcos Papa (https://www.marcospapa.com.br/abaixo-assinado-congresso-nacional-precisamos-de-castracao-ja/), o abaixo-assinado pode ser acessado pela fan page (https://www.facebook.com/marcospapa/).