O vereador Marcos Papa (Rede) instalou na última terça-feira (10), a CEE (Comissão Especial de Estudos) das Filas do SUS (Sistema Único de Saúde). Na ocasião foi definido um roteiro de trabalho com documentos a serem solicitados aos órgãos competentes e oitivas a serem realizadas com profissionais da Saúde e usuários.

Para Marcos Papa, a Saúde tem vários gargalos em Ribeirão Preto e a fila é um deles. “Vamos empreender estudos que vão nos ajudar a elucidar porque que o usuário do SUS encontra-se nesta situação. Sabemos que não é só em Ribeirão Preto, mas Ribeirão é a terra que nós cuidamos, onde podemos estudar, ouvir a população, entender as necessidades e apresentar soluções. Quem vai solucionar é o Poder Executivo”, frisou.

Papa, que foi relator da CPI da Saúde e é o autor da Lei das Filas, voltou a defender uma auditoria nas filas e ressaltou a importância de a comissão estudar o quanto Ribeirão Preto precisa evoluir na resolutividade da atenção básica.

“Na CPI da Saúde ficou claro que esse era um gargalo, que produz outro gargalo que é a fila. Foi unanimidade no depoimento dos profissionais da Saúde que se Ribeirão melhorasse a resolutividade na atenção primária, na atenção básica, as filas de especialidade não seriam tão grandes e nós teríamos um sistema de saúde que atenderia melhor as necessidades da população”, enfatizou o vereador Marcos Papa.

A reunião de instalação contou com a presença de dois vereadores integrantes da CEE: Elizeu Rocha e André Trindade. Ainda durante a instalação da CEE das Filas, Papa destacou informações que recebeu ainda na CPI da Saúde de que o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto não tem convocado os aprovados em concursos para substituírem os médicos que se aposentam, assim como no Hospital Estadual, que teria perdido o serviço de ortopedia.

Assista um trecho da reunião de instalação: