O vereador Marcos Papa (Rede) participou, como acadêmico, do I Congresso de Saúde Pública realizado, no dia 15 de setembro, pelo Núcleo de Ribeirão Preto da Associação Paulista de Saúde Pública. Com o tema “Saúde é Política”, o evento provocou reflexão em todos os participantes e palestrantes sobre as ligações entre a política de saúde pública, a política vivida por todas as pessoas no dia a dia e também a política institucional.

Convidado pela organização do evento, o vereador Marcos Papa inscreveu e apresentou um trabalho acadêmico contando a experiência da composição do relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Filas da Saúde, realizada na Câmara em 2016. Na época, foram realizadas oito oitivas para ouvir gestores, trabalhadores e prestadores de serviço do SUS, além de usuários. Com base nos relatos, Papa apontou treze itens, que puderam ser aprofundados no debate do eixo de gestão do Congresso.

Na ocasião foi corroborada a proposta de dar continuidade ao trabalho criando uma CEE (Comissão Especial de Estudos) para aprofundar os pontos referentes à possibilidade de melhoria na gestão da fila do SUS (Sistema Único de Saúde) em Ribeirão Preto. “Sem dúvida foi uma excelente experiência. O debate foi tão importante e enriquecedor que, posteriormente ao Congresso, apresentei e a Câmara aprovou minha proposta para criação da CEE das Filas. Precisamos unir forças para tirar a Saúde da UTI”, enfatizou Papa.