Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, o vereador Marcos Papa (Rede) foi informado que a prefeitura cumprirá o prazo estipulado pelo governo federal para que o município apresente um projeto executivo com vistas à urbanização da Lagoa do Saibro.

Até o mês passado a administração cogitava pedir a prorrogação do prazo para entrega do projeto executivo. Porém, na última quinta-feira (3), o secretário de Planejamento, Ruy Salgado, confirmou o cumprimento da data ao vereador Marcos Papa.

“Minha maior preocupação é o cumprimento do prazo para que Ribeirão Preto não perca essa verba federal de cerca de R$ 250 mil para obras no entorno da Lagoa do Saibro. O Parque Ecológico Guarani só existe de fato no papel, há anos os moradores reivindicam essa implantação, que é mais do que merecida”, enfatizou Papa.

Também participaram da reunião na Secretaria de Planejamento, os vereadores Nelson das Placas e Maurício da Vila Abranches, além de um assessor da vereadora Gláucia Berenice.

Durante a reunião, o arquiteto e urbanista Heitor Kooji Melo Matsui apresentou o projeto, que foi concluído recentemente, para implantação do parque incluindo o alargamento da calçada, com acessibilidade, travessia para pedestre, rampas e grades para proteção, além da implantação de uma praça na área incorporada à área da lagoa.

O projeto executivo deve ser apresentado até o dia 15 de agosto. Segundo o secretário, não será necessário prorrogar o prazo para apresentação do projeto executivo junto à Caixa Econômica Federal, uma vez que o projeto arquitetônico foi enviado à Secretaria de Obras para que façam o levantamento de custos e finalizem o projeto executivo.

Ainda de acordo com o secretário, assim que o projeto for aprovado, será realizado o processo de licitação para início das obras para implantação do Parque Guarani. O jornal Tribuna divulgou a reunião e o compromisso assumido pela administração.