Crédito da foto: Milena Aurea/A Cidade

A Estação Ecológica da Mata de Santa Tereza foi criada pelo Decreto n.º 28.890, datado de 4 de julho de 1957, como Reserva Florestal, portanto, hoje comemora-se 60 anos de sua criação. Já naquela época reconhecia-se a importância ambiental daquela área, mas parece que hoje já está sendo deixada de lado. O incêndio que atingiu a mata e afetou mais de 60% da sua área até hoje ainda não teve sua recuperação iniciada.

De acordo com informações oficiais da Fundação Florestal, “o plano de restauração da Estação Ecológica de Ribeirão Preto está sendo elaborado como forma de compensação ambiental da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O processo ainda está em fase de análise. No total 40 hectares deverão ser recuperados nesta parceria. A restauração do restante da área atingida pelo incêndio em 2014 está sendo negociada com uma empresa que já manifestou o interesse em fazer esta recuperação.”

É lamentável que o Governo do Estado não tenha tomado a responsabilidade para si e feito esta recuperação florestal com recursos próprios. Questionei essa atitude recentemente aqui (Leia também: https://www.marcospapa.com.br/mata-de-santa-tereza-2/).

Não bastasse esta situação, recebi uma denúncia de que o Conselho Gestor desta Unidade de Conservação não está se reunindo há um ano e meio devido à omissão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A convocação de reuniões deste conselho deve ser feita pela Secretaria Estadual, conforme obriga a legislação federal. Há informações de que conselhos gestores de diversas Unidades de Conservação do Estado também não se estão se reunindo.

Essa negligência com conselhos de tamanha relevância faz com que atitudes devam ser tomadas. Assim sendo, irei protocolar uma representação no Gaema, que é Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente do Ministério Público.

Não podemos aceitar tamanha omissão por parte do Governo do Estado com esse pulmão da cidade, que é a Mata de Santa Tereza. Quero que o Gaema investigue se é só o caso de negligência por parte do governador e do secretário estadual ou se também configura improbidade.

É lamentável que a Mata completa 60 anos hoje sem termos muito o que comemorar.