Autor da carta de compromissos que resultou na criação da Comissão Permanente de Transparência da Câmara de Ribeirão Preto, o vereador Marcos Papa (Rede) participou do lançamento do “Transparenciômetro”, na manhã desta segunda-feira (26), na Acirp.

Para Marcos Papa, essa ferramenta auxiliará a população a ter mais informações relacionadas aos poderes Legislativo e Executivo, portanto, “é muito bem-vinda”.

“Sem dúvida, temos motivos para comemorar o lançamento do Transparênciometro. Quando assumi o mandato de vereador na legislatura passada, havia um estado de trevas na Câmara, sequer era possível publicar o nome dos assessores. Evoluímos muito nessa legislatura com a Comissão de Transparência, cuja criação foi a minha condição para votar na presidência da atual Mesa Diretora, que prontamente abraçou a ideia”, destacou Papa.

O portal foi criado pelo Observatório Social de Ribeirão Preto com o apoio técnico do SICORP (Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região) e PSAGiBrazil (Grupo de Estudos em Contabilidade Pública e Governança da FEA-USP/RP) e tem apoio institucional da Acirp, AARP, Amarribo Brasil, Ciesp, Sinduscon e Sincovarp.

“O Observatório Social foi muito feliz em articular a sociedade civil para fiscalizar o Executivo e o Legislativo. O Transparenciômetro cumpre essa função”, explicou Papa, emendando que, a princípio, 28 ações de transparência da Câmara serão monitoradas pelo Observatório.

Por meio de cores, o munícipe saberá se a ação de transparência dos dados da Câmara está em fase de implantação, se já foi implantada ou se deveria ter sido implantada, mas ainda não foi.

Marcos Papa ainda destacou que foi o Observatório Social que o ajudou a explicar para a população que o projeto da LOA (Lei Orçamentária Anual) elaborado pelo governo anterior, no ano passado, estava maquiado com o objetivo de reduzir o rombo. “O Observatório nos orientou a mostrar que o orçamento era uma mentira para que o desgoverno não confessasse publicamente que a cidade estava quebrada”, enfatizou.

Por fim, Papa elogiou o empenho do vereador Fabiano Guimarães a frente da Comissão de Transparência, a postura do presidente da Câmara, Rodrigo Simões, assim como o apoio ao Transparenciômetro por parte do presidente da Acirp, Dorival Balbino, e o trabalho realizado pelo presidente do Observatório Social, Márcio Minoru.

Acesse e fiscalize: www.transparenciometro.com.br