Nossos parques clamam por atenção

2149

Quem acompanha meu trabalho sabe que durante todo o nosso primeiro mandato eu fiscalizei os parques municipais e cobrei ações da prefeitura para que fossem realizadas as devidas manutenções. Com a nova administração, o novo secretário de Infraestrutura, Pedro Pegoraro, tem um grande desafio pela frente devido à situação de abandono que os parques foram deixados pela administração anterior.

Desta forma, na última quinta-feira, dia 20 de abril, me reuni com o secretário de Infraestrutura para comunicar a situação em que se encontram os parques no município, visto que recebo denúncias e reclamações frequentes sobre a precariedade e falta de manutenção nessas áreas públicas de lazer.

Uma vez que parques tem uma importante função social, a devida manutenção desses espaços deve ser prioridade na gestão de áreas públicas. Os parques apresentam problemas de infraestrutura, como falta de iluminação; bancos e brinquedos danificados e que colocam em risco a segurança de crianças; problemas constantes com segurança no interior dos mesmos, havendo diversas denúncias de assalto, assédio e até mesmo relatos de casos de estupro; e a falta de limpeza e roçada, que faz com que esses parques sejam focos de criadouros de insetos, répteis e pequenos roedores, causando problemas com a saúde pública local. Essa situação acaba por afastar a população de centros que deveriam ser a principal atividade de lazer.

Casos como o Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali e o Parque Dr. Luis Carlos Raya, possuem problemas com infraestrutura e enfrentam problemas com os animais do local, com denúncias de casos de mortandade dos peixes feitas recentemente. À época, fomos informados que a bomba que faz a circulação da água do lago estava quebrada e os peixes estavam morrendo por falta de oxigenação na água. O secretário disse que iria verificar este problema e encaminharia para o órgão responsável pela manutenção.

O Parque Tom Jobim encontra-se recorrentemente em situação de extremo abandono e falta a devida atenção para que a população tenha uma opção de lazer que seja viável e segura. O secretário informou que providenciou a limpeza e conserto dos bancos do parque e que passará a dar mais atenção.

O Parque Roberto de Mello Genaro, que se encontra interditado desde outubro de 2013 e com as obras paralisadas e sem previsão de retorno, é um dos exemplos de espaços públicos que possuem grande capacidade para lazer na cidade, mas que são mal utilizados. O Pegoraro nos informou que a rocha que estava em risco de queda desabou recentemente. O geólogo da Secretaria de Meio Ambiente fez uma avaliação após a queda e está no aguardo de soluções para que o local possa ser reaberto em breve. Informou, ainda, que a prefeitura possui recursos para implementar essas ações.

Outro exemplo de potenciais áreas mal utilizadas é o Parque Ecológico Rubem Cione, que todo o recurso utilizado em uma primeira fase do projeto de implantação do parque foi praticamente todo perdido. Após a explanação da situação do parque, ele nos informou que estão retomando a recuperação do local, afirmando que as obras de construção de calçadas, alambrado e vagas para carros estão em andamento. Pretendem em breve reformar a quadra, fazer a recuperação do portal e limpeza da área. Papa sugere que o projeto do parque seja reformulado de modo a ter um projeto menos ambicioso e mais executável, de modo a deixar de ter um projeto lindo no papel e passar a ter um parque funcional implantado no bairro.

Existem outros parques que estão somente constituídos legalmente, porém não possuem projeto e nem prazos para o início das obras. Este é o caso do Parque Ecológico Guarani (Lagoa do Saibro), instituído pela Lei 10.921/2006 e até a presente data não foi implantado no local. Informamos que no local existe um grupo de moradores engajados na manutenção da área da lagoa que estão dispostos a contribuir com a possível elaboração de um projeto para o local.

Por fim, levantamos o exemplo da parceria feita com o Grupo Multiplan para a reestruturação do Parque das Artes no ano de 2016, com um investimento de 2,5 milhões de reais, para mostrar que parcerias público-privadas poderiam acelerar projetos de revitalização e garantir a manutenção desses locais. O secretário não havia pensado nesta possibilidade, mas mostrou interesse na sugestão e analisará a possibilidade de execução de parcerias.

Após a reunião, espero que a Secretaria de Infraestrutura em sua nova administração busque dar mais atenção aos parques municipais e estude a possibilidade de firmar parcerias com empresas privadas para que estas tornem-se responsáveis pela revitalização dos parques municipais visando o bem-estar da população de Ribeirão Preto.