Tribuna Ribeirão: Ex-gerentes de contrato milionário não comparecem para depor

1476

Ex gerentes de contrato milionário não comparecem para depor – Tribuna Ribeirão

Dois ex-gerentes do De­partamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), que eram responsáveis pela execu­ção do contrato milionário da autarquia com a Aegea Enge­nharia, não compareceram à oitiva da CPI da Câmara, na tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro. Leonardo Cavalcan­ti e Rafael Luciano eram cargos comissionados e já teriam sido demitidos, segundo a assessoria de imprensa do Daerp.

O presidente da CPI, Mar­cos Papa (Rede), disse que tem a confirmação do recebimento da convocação pela autarquia. Sem justificativa para as ausências, que não teriam sido comunica­das previamente, os ex-gerentes poderão ser alvo de condução coercitiva para depor. Outros dois convocados comparece­ram: Marciano Correa (geólogo) e Laércio Cardoso (engenheiro elétrico), que eram nomeados como fiscais dos serviços.

Eles detalharam como era realizado o trabalho em cada área. Marciano diz que fiscalizou a perfuração de 13 poços artesia­nos e que não viu irregularida­des da empresa subcontratada pela Aegea. Laércio alegou desconhecimento da função de fiscalização, mas na parte do trabalho que acompanhou também não viu ilegalidades. Confirmaram que não tinham proximidade com o ex-supe­rintendente, Marco Antônio dos Santos, ou com o ex-dire­tor técnico, Luiz Mantila, ape­sar das relações profissionais.

Os depoentes comentaram apenas questões técnicas e dis­seram que não tiveram acesso a custos ou acompanhamento dos valores previstos no con­trato. Para a CPI, ainda existem mais pessoas coniventes com a fraude ou compelidas a parti­cipar dela. As próximas etapas da investigação ainda não fo­ram antecipadas pela comissão.

Na última reunião, realiza­da na semana passada, outros cinco fiscais informaram à CPI que sequer sabiam que tinham essa função e relataram que só tiveram conhecimento que de­veriam fiscalizar as obras quan­do as denúncias da Sevandija vieram à tona. O nome deles faz parte do contrato, mas eles declararam que nunca foram comunicados oficialmente.

Tribuna Ribeirão