Lagoa do Saibro – persistir para preservar

Não faltaram ocasiões em que, eu meus assessores fomos acionados para ajudar a buscar soluções para descasos com a Lagoa do Saibro.

2198

A preocupação com a situação da Lagoa do Saibro vem sendo algo recorrente durante o meu mandato. A edição de hoje, do Jornal A Cidade, trouxe uma reportagem falando sobre a contaminação da lagoa, que é área de recarga do Aquífero Guarani. Desde o início do mandato, busco alternativas para solucionar a problemática que envolve o descaso do Poder Público com o local.  A reportagem de hoje, vem evidenciar ainda mais a urgência em medidas para a preservação daquela área.

Não faltaram ocasiões em que, eu meus assessores fomos acionados para ajudar a buscar soluções para descasos com a Lagoa do Saibro. Como exemplo, é possível citar o caso do carro que caiu dentro da lagoa e a prefeitura estava se recusando a retirá-lo de lá, enquanto óleos lubrificantes e combustível poderiam vazar a qualquer momento e contaminar ainda mais suas águas. Após muitas tentativas, por fim conseguimos que o carro fosse retirado de lá.

Visita à Lagoa do Saibro com moradores da região
Visita à Lagoa do Saibro com moradores da região

Outro exemplo marcante, foi a cobrança para a implantação e o posterior acompanhamento da construção da caixa de contenção de resíduos sólidos para impedir que detritos chegassem à Lagoa do Córrego das Palmeiras, interligada à Lagoa do Saibro. Além da continuidade do acompanhamento e cobrança do Poder Público após verificar que essa caixa não estava cumprindo devidamente a sua função. Um terceiro exemplo é a quantidade de Boletins de Ocorrência feitos para denunciar crime ambiental quando foi verificada a recorrência de despejo de esgoto na lagoa.

Tudo isso vem para ilustrar como não tem sido nada fácil garantir que a qualidade da água da Lagoa do Saibro seja mantida, de modo a evitar a contaminação do Aquífero Guarani por ser uma área de recarga. Ainda assim, é tempo de persistir. Persisti tanto de minha parte, que continuo levantando como bandeira, quanto da parte da população, que vem se mostrando firme em sua luta para manter a Lagoa uma área preservada e que possa ser uma opção de lazer para a comunidade local.

Carro dentro da Lagoa do Saibro
Carro dentro da Lagoa do Saibro

Temos como exemplo grandes pessoas mobilizando e empoderando a população do bairro, como o Sr. Waldemar João de Barros, que fez um abaixo assinado para preservar a área e levou toda a documentação até o Ministério Público; como a Amparo Portel, que põe a mão na massa e recolhe o lixo que jogam sem nenhum critério no local; a Juliana Hernandez, fazendo toda a parte de conscientização e educação ambiental; o Rodrigo Silva, que une forças e a Kelly Cristina que ajuda na confecção das lixeiras para colocar no entorno. Todos juntos se unem e mobilizam a população local para a realização de mutirões de limpeza e plantio de árvores todos os meses.

Isso nos mostra como a mobilização social é um importante agente de mudança. O dever de fiscalização do vereador é complementado com ações dos próprios moradores, que, quando se mobilizam, conseguem um bom resultado. Seguimos juntos neste próximo mandato pela qualidade da Lagoa do Saibro.  Nosso próximo passo é o de cobrar a implantação do Parque Ecológico Guarani, que foi instituído pela Lei 10.091/2006 e até hoje não foi tirado do papel. Temos um longo caminho pela frente, e a participação popular é essencial nesse processo.

O vídeo abaixo mostra a contaminação da Lagoa do Saibro com esgoto