Vereador Marcos Papa propõe a criação de selo para incentivar cuidado animal

2144
Papa e Andréa foram juntos conhecer o castramóvel em 2016

Por meio deste selo, empresas que atuam no atendimento a animais em Ribeirão Preto promoverão castração a preços acessíveis e campanhas educativas sobre a posse responsável.

O projeto de resolução n°217/2015 de autoria do vereador Marcos Papa, que cria o selo “Empresa Amiga dos Animais” para incentivar o controle populacional de cães e gatos e a promoção do conceito de posse responsável e da saúde animal, está em tramitação na Câmara Municipale aguarda ser votado em breve.  A intenção é conceder o selo às clínicas e consultórios veterinários particulares, instituições de ensino técnico ou superior e organizações sem fins lucrativos que promoverem mutirões de castração a preços acessíveis em caráter mensal e que orientem pacientes atendidos sobre a posse responsável.

Por meio desse selo, empresas que operam no atendimento a animais em Ribeirão Preto comprovarão que tem uma atuação que vai muito além de visar o lucro, pois são também socialmente responsáveis e contribuem para diminuir o abandono e educar a população quanto a importância de cuidar de seus cães e gatos. “O objetivo principal da campanha é o controle populacio11825124_867191773374869_6520513366715818978_nnal. Deste modo, o único requisito obrigatório para que a clínica conquiste o selo é o de promover castração de cães e gatos a preços populares e acessíveis mensalmente em datas a serem divulgadas pelas clínicas”, destaca o autor do projeto.

Ribeirão Preto enfrenta a questão de cães e gatos mantidos sem controle, muitas vezes abandonados à própria sorte pelas ruas. Segundo especialistas, isso oferece riscos aos animais e à população, ao mesmo tempo em que desafia tanto o poder público quanto as ONGs voluntárias na proteção animal. “Com esse projeto, poderemos transpor as dificuldades apontadas, aumentando a capilaridade do controle populacional, uma vez que favorece a população de média e baixa renda a aderirem aos programas de castração”, completa Papa.

Para o vereador, a criação deste selo será de fundamental importância para incentivar a iniciativa privada a adotar medidas que contribuam não só para a segurança da população, como para evitar o sofrimento desses animais que, muitas vezes, já nascem pelas ruas e para minimizar o trabalho de voluntários que atuam pela causa animal.  Para receber a certificação de “Empresa Amiga dos Animais”, clínicas e consultórios 20604_867191636708216_7017416759118702909_nparticulares, veterinários, instituições de ensino técnico ou superior e organizações sem fins lucrativos precisam promover mutirões de castração a preços igual ou menor do que 50% do valor cobrado em tabela, além de viabilizar ações educativas aos clientes atendidos.

Vantagens da castração

As vantagens da castração são inúmeras e extrapolam a proteção da vida animal e seu bem-estar, uma vez que já foi provado que ela promove a longevidade dos animais. Além de prevenir certas enfermidades, como tumores no útero e mamas das cadelas e gatas, prevenção de doenças infecciosas, como a piometra, e a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, como o Tumor Venéreo Transmissível (TVT), indivíduos não castrados costumam abandonar suas residências em busca de acasalamento, sendo expostos, de certa forma, a riscos maiores, como atropelamentos ou maus tratos nas ruas. Assim, a castração se torna essencial não apenas ao animal que se prolifera na rua, mas também ao doméstico que, teoricamente, não se reproduz fora da residência.