Somos Olímpicos – Por Ricardo Aguiar

800

Marcos Papa – Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Marcos Papa pelo espaço para falar sobre o caratê. Aproveitando esse momento importante que o nosso país vive, com as Olimpíadas, é muito gratificante poder escrever sobre o esporte que eu amo e me dedico desde a minha infância.

Na última quarta-feira, 3, no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão de cinco novas modalidades nas Olimpíadas, dentre elas o caratê. Nossa estreia será daqui quatro anos, em Tóquio. Com certeza, esse novo fato surge como divisor de águas no nosso esporte.

Posso assegurar que travamos uma batalha dificílima fora dos tatames para conseguir esse feito. Junto com caratecas do mundo todo, batemos na trave por três vezes ao longo dos últimos 20 anos. Agora, chegou a nossa vez! Somos Olímpicos.

Como coordenador técnico e técnico da Seleção Brasileira, é gratificante fazer parte dessa luta e poder comemorar a vitória alcançada. O momento é de comemoração, mas já projetamos, sim, as próximas competições como preparação cada vez mais intensa para 2020. Queremos trazer medalhas para o Brasil. E medalhas douradas.

Como ribeirão-pretano, é uma honra levar o nome da cidade que amo, onde nasci e cresci, para as competições internacionais. Agora, com grandes chances de, daqui quatro anos, levar aos Jogos Olímpicos também.  Além disso, comandar a equipe daqui com atletas de Seleção Brasileira, sempre garantindo conquistas estaduais, nacionais e até mesmo fora do país, é gratificante.

O esporte de Ribeirão Preto é grande e poderoso, pois tem trazido resultados muito expressivos para a cidade e tem profissionais capacitados aqui. Porém, ainda falta muito apoio aos atletas e profissionais do esporte. O caratê é parte disso. Um grande abraço! Oss!
Ricardo Aguiar – Coordenador técnico e técnico da Seleção Brasileira de Caratê / Técnico da Equipe de Caratê de Ribeirão Preto