Compre na estação – por Andrea Bombonato

2449
Andrea Bombonato
Andrea Bombonato – Engenheira ambiental

Hoje em dia, é muito fácil encontrar no supermercado uma variedade muito grande de frutas, legumes e verduras – e isso quase o ano todo. Mas, na verdade, isso vai contra o ciclo natural de produção dos alimentos. A época da safra natural é a época em que a natureza produz o alimento sem a necessidade de uma intervenção tecnológica mais intensa. É daí que vem a expressão popular “fruta da estação”, pois cada alimento tem sua safra natural em uma época do ano.

Sempre que um alimento é produzido fora de época, é necessário recorrer a mais insumos para viabilizar a produção. Isso inclui utilização de sementes modificadas, fertilizantes químicos e pesticidas, além do aumento no consumo de água e mão de obra.

Esses fertilizantes químicos aumentam o teor de água nos alimentos, reduzindo seu valor nutritivo e o seu sabor, além de empobrecerem o solo a longo prazo. Os pesticidas também têm um efeito negativo no nosso organismo, causando diversos problemas de saúde por intoxicação, além de impactar diretamente o meio ambiente.

Por isso, há uma época ideal para comprar os alimentos. Devemos respeitar o ciclo natural de produção e amadurecimento, o que acaba fazendo com que as “frutas da estação” sejam mais ricas em nutrientes e mais saborosas.

Os alimentos produzidos fora da estação têm um custo muito mais alto de produção e, muitas vezes, é necessário comprar de um produtor mais distante para garantir que o produto esteja na prateleira. Isso também encarece ainda mais o preço final do produto, pois custo com transporte fica mais alto.

Consumir alimentos da estação, além de gerar uma economia para o bolso do consumidor, contribui para a redução do impacto ambiental causado pelo transporte e aumento de insumos, além de impulsionar a economia local, uma vez que alimentos da estação comumente são produzidas em locais próximos aos seus pontos de distribuição, e reduz as perdas de alimentos que acontecem durante o transporte.

Esteja sempre atento e consulte sempre a tabela de sazonalidade dos alimentos para garantir economia para o seu bolso e causar menos impacto à natureza.

Veja algumas dicas de alimentos e em que época elas são produzidas.

Exemplos:

Tabela de frutas da estação

Infográfico: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Conheca-as-frutas-de-cada-estacao

Andréa Campaz BombonatoAssessora Parlamentar no Gabinete do Papa
Engenheira Ambiental

Formada em Engenharia pela FCT/UNESP, é especialista em Inventários corporativos de emissões de gases de Efeito Estufa pela FGV-Ces. É Presidente da ONG Focinhos S.A., conselheira no Conselho Municipal de Bem Estar Animal, gestora no Instituto Esfera e editora e idealizadora da Revista VegRibeirão.