Papa é um dos primeiros parlamentares da Rede no país

1452

Entrevista com Marcos Papa, reconhecido como um dos vereadores mais atuantes e coerentes de Ribeirão Preto. Junto com Marina Silva, foi um dos fundadores nacionais da Rede Sustentabilidade e se tornou um dos primeiros parlamentares do partido no país.

Papa, o povo está desanimado da política. Qual a sua opinião sobre esse contexto?

Penso que o perigo está justamente em deixarmos o descontentamento se transformar em desistência. Note que enquanto as pessoas de bem se afastam da política, quem se beneficia é o corrupto, que fica a vontade para fazer o que bem entende! Se quisermos realmente melhorar o país, temos todos, você e eu, que nos mobilizarmos em busca de soluções estruturais para essa situação – que já se tornou cultural.

Sinceramente, eu entrei na política por não aguentar mais ver coisas erradas e resolvi tentar usar a capacidade que Deus e a vida me deram para mudar o que está aí, um passo de cada vez. Nesse caminho, me deparei com os as pessoas e ideias que deram origem à Rede Sustentabilidade.

Como foi que o Marcos Papa, vereador iniciante do interior, se tornou um dos fundadores de um partido desse porte?

As diferenças da Rede ficam claras no dia a dia. Veja o próprio exemplo de sua pergunta! Na Rede, todos que se aproximam têm voz e vez garantidas pela forma horizontal em que as reuniões acontecem. Já começa que a gente se senta em roda e quem quer falar respeita a vez do outro, de igual para igual. Evitamos decidir na base do voto, pois procuramos chegar ao consenso a partir das ideias diferentes, valorizando as minorias.

Então, como todo mundo é respeitado, não há “caciques”ou “autoridades”. Isso tudo garante que boas ideias sejam levadas a diante e que o trabalho de cada um seja percebido e reconhecido.

Eu me apaixonei pela proposta de aplicação prática da sustentabilidade (sociedade justa, economia forte, meio ambiente protegido, diversidade respeitada, ética como condição básica da política, busca da beleza e da paz) e me envolvi de corpo e alma. Quando vi, já estava em Brasília, no meio de mais 200 “sonhadores”, fundando o partido ao lado da Marina Silva.

Porque, diferente de outros partidos, a Rede sofreu tanto até conseguir ser registrada?

Você vê como são as coisas… como a proposta da Rede é inovadora e sólida, o poder estabelecido e os corruptos sentiram estar sob ameaça. Então, utilizaram a máquina pública e outras estruturas de poder para tentar nos atrapalhar, difamar e impedir o nosso avanço.

Enquanto isso, fomos trabalhando de cabeça erguida, nos mexendo e nos organizando como partido de fato, mesmo que ainda não fossemos um partido de direito.

A vida deu o troco. Cada obstáculo que vencemos atraiu mais a atenção das pessoas e hoje, a Rede é muito mais respeitada e conhecida.

Posso afirmar, com todas as letras, que estamos prontos e fortes!

As propostas são inovadoras, mas o que garante que o partido não se torne mais do mesmo?

Essa preocupação é fundamental. Como expliquei, a metodologia da Rede aumenta as oportunidades de controle social, ou seja, mesmo quem não é filiado consegue opinar e acompanhar com transparência o que é feito dentro do partido. Ao mesmo tempo, em nosso estatuto há uma cláusula pétrea, que não pode ser mudada, estipulando que a cada dez anos haja uma avaliação profunda das ações partidárias e até da validade do partido continuar existindo.

Tem mais: os filiados não podem se reeleger mais de uma vez para o mesmo cargo. Esses e outros mecanismos, diluem o poder e fazem com que tudo seja decidido no coletivo, aumentando a vigilância para se manter o bom caminho.

Como a Rede funciona na cidade, Papa? Como é possível participar?

A Rede já nasce nas cidades de forma coletiva – mesmo contendo um fundador/vereador e um membro da executiva estadual no nosso grupo, passamos por todas as fases como todo mundo.

Em Ribeirão Preto estamos na etapa de finalização dos nossos planejamentos estratégicos, o que nos tornará, em breve, um Elo – que é a união de um diretório municipal com outras instâncias de contato direto com a sociedade, como voluntariado, locais de encontro com a população nos bairros etc.

Nossas reuniões acontecem todas às últimas segundas-feiras de cada mês, na Câmara Municipal, das 19h às 21h. É só aparecer por lá, falar conosco ou acessar:www.facebook.com/RedeSustentabilidadeRibeiraoPreto

Veja agora dois anos de Rede Sustentabilidade em Ribeirão Preto, em algumas imagens.

Papa recebe Marina Silva em Ribeirão Preto

papaeMArina

Primeira onda de coleta de assinaturas para o registro do partido

Coleta

Marina conversa com Papa durante evento da Camapanha Presidencial em Ribeirão Preto

Campanha

Encontro estadual descentralizado, realizado de forma presencial e virtual. Nosso núcleo local e representantes de outras cidades se reuniram no Jardim Paiva.

estadualaqui

Segunda onda de coleta de assinaturas para o registro do partido

ColetaPapa

Ainda na informalidade, lideranças regionais da Rede Sustentabilidade participam do grito em defesa da cadeia sucroalcooleira, em Sertãozinho

GritoSTZ

Apresentação do Coletivo da Rede local para Ribeirão PretolancamentoColetivo

Reunião mensal do coletivo: todos em roda, de igual para igual

rodaColetivo

Simpatizantes e militantes da Rede comemoram o registro oficial: Somos um partido de fato!

selfienageral