Análise do novo Terminal de ônibus

1782

Há algumas semanas, estive no novo Terminal de Ônibus da Av. Jerônimo Gonçalves. Você bem sabe que a maioria dos poucos avanços que se tem feito no transporte público coletivo de nossa cidade se deve ao trabalho de fiscalização e denúncia que minha equipe e eu temos feito. Se hoje está ruim, imagina se não houvesse esse empenho!

PAPA visita ao terminal 4

Fui ao terminal, não para criticar ou procurar defeitos, mas para fiscalizar. Lá, vi uma obra muito bonita, gente trabalhando e as coisas apranetemente funcionando bem. Conversei com servidores e usuários, procurei caminhar por ali, observando tudo.

PAPA visita ao terminal 3

No final, me chamou a atenção a falta de visão integrada, sistêmica, da Prefeita. Note que há uma valorosa preocupação com a sinalização para pessoas com deficiência, notadamente pela boa colocação do piso “Braille”, que serve para quem tem deficiência visual poder se nortear pela textura diferenciada. O problema é que não se pensou no resto: o piso acaba quando acaba o terminal. Ou seja, trazendo o problema para quem enxerga, seria como se acabasse a luz de repente e pronto, a pessoa se encontra jogada na calçada de uma avenida movimentada, ao Deus dará!

O mesmo ocorrer com lixeiras. elas estão presentes no terminal, mas não há nenhuma na calçada de fora do equipamento urbano.

PAPA visita ao terminal

PAPA visita ao terminal 2

Na mesma linha, como você pode ver na foto, os belos e funcionais totens informativos ficam no meio do caminho da pista de piso Braille e isso pode causar um acidente.

A meu ver, isso demonstra a “colcha de retalhos” que virou essa gestão municipal. Temos ótimos técnicos nas secretarias, mas seus gestores não conversam. A Prefeita segue fazendo as obras por pressão dos vereadores da oposição que, para tanto, muitas vezes precisam procurar a justiça, como eu tenho feito e relatado. Então, temos uma gestão eleitoreira de inaugurações e não uma visão estadista de solução real dos problemas.