Homenagem a Normando, o Guarda Educador

1606

Sempre que temos a oportunidade de homenagear alguém como representante de uma causa ou setor da sociedade, não podemos perder de vista a importância da escolha realizada, já que ela é o reflexo da forma como verdadeiramente encaramos as situações em questão.

Ao ser convidado pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto a homenagear uma pessoa que tenha se destacado por sua atuação pela da Segurança Pública, pensei bastante e entendi que o guarda municipal Normando Celestino seria uma ótima opção. Explico:

Entendo que, se há muitos casos em que a repressão e o controle social mais incisivo são realmente necessários e louváveis, também não podemos esquecer da outra ponta dessa linha, onde estão aquelas pessoas que atuam na prevenção do crime. Seguindo esse raciocínio, posso afirmar que a Segurança pública começa âmbito do serviço social, do esporte, da economia solidária e sobretudo, da educação, que é alicerce para que as pessoas construam sua cidadania plena. É justamente aqui que entra o nosso homenageado.

Normando nasceu na capital paulista em 1963 e é guarda civil municipal de nossa cidade desde 1992. Graduado em Tecnologia Em Marketing pela Universidade Anhanguera, em Ribeirão Preto, é reconhecido por todos pela simpatia e por primar pelo cuidado e atenção com os cidadãos que atende. Na corporação, além de seus afazeres habituais, foi chefe de treinamento e habilitação, responsável por quatro escolas de formação de novos colegas.

Nas horas vagas (sim, nas suas poucas horas vagas!) atua como professor, palestrante e coordenador pedagógico do “projeto educacional EduVIS“, que fundou com alguns colegas e amigos para ajudar escolas e ongs na árdua luta de estruturação de valores em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para que a meninada desenvolva suas próprias barreiras contra as drogas, a prostituição e o crime.

Normando é um profissional exemplar que, proativo, não se acomoda e busca a solução do problema antes mesmo que ele aconteça. Creio que tudo isso o torne um ser humano exemplar.

Parabéns e muito obrigado, Normando. Um forte abraço a todas as pessoas que têm colaborado com o EduVIS.

Marcos Papa