Academia Ribeirão-pretana de Letras relança livro póstumo de Theodoro José Papa

1443

ConviteDigital02

A Academia Ribeirão-pretana de Letras – ARL, nessa quarta-feira, 17 de Setembro, no Centro Cultural Palace, a partir das 19h30, o livro “O Evangelho do Senhor – ensinos de Jesus à luz da Doutrina Espírita” de Theodoro José Papa, um dos mais importantes líderes espíritas brasileiros do século XX.

“Seu Papa”, como era conhecido, chegou ao Brasil em 1911, aos 5 anos de idade. Italiano naturalizado brasileiro e titulado cidadão ribeirão-pretano, foi prestador de serviços e comerciante e se destacou pelas ações sociais, culturais e religiosas. Foi idealizador e fundador da Creche Vovó Meca, do antigo Ginásio Espírita Apóstolo Paulo e presidiu a Unificação Kardecista por 70 anos, de 1937 até seu falecimento, em 2004. Muito ativo e dedicado às artes cênicas e literárias, colaborou com periódicos locais, como O Diário, Diário da Manhã, A Cidade, Diário de Notícias e teve 13 livros publicados em vida, vários deles de poemas, o que lhe rendeu uma cadeira na Academia. “Papa honrou nossa Academia com inúmeras obras publicadas, não só de cunho espiritualista mas também teatral e poético, e legou-nos ainda a obra que agora relançamos como edição póstuma, carinhosamente providenciada por seus filhos”, explicou Rosa Maria de Britto Cosenza, ocupante da Cadeira 38 da ARL.

O novo livro de 389 páginas demorou dois anos para ser montado a partir da pesquisa e levantamento de textos para a imprensa local e contém, também, textos inéditos. Para Marcos Papa, atual presidente da Unificação Kardecista, o projeto editorial tem o mérito de reavivar a memória de seu tio-avô: “Essa publicação é, no mínimo, um incentivo para que as novas gerações se espelhem em um grande homem. A vida do Seu Papa, refletida em sua obra, retomada por seus filhos, mostra o quanto é possível fazer para reduzir as necessidades dos menos favorecidos, provando que todos nós podemos trabalhar juntos pela construção de um mundo melhor”.

O evento é gratuito. O livro será vendido por R$29,90, com renda destinada à Creche Vovó Meca e outras ações sociais e culturais da Unificação Kardecista.