Desenvolvimento tecnológico pode vir de apoio às artes

1209

PaopaVagnerDanilo

Me encontrei recentemente com o Vagner Araújo Jesus e com o Danilo Sergio Borges, ambos estudantes da USP RP, na FEA e no Direito. Conheci o Vagner pelo jornal, lendo a notícia de sua aprovação no programa Y20 Summit, em Sidney, Austrália. Danilo é meu estagiário e desponta como liderança jovem RAPS. Quis me reunir com eles para parabenizar o Vagner e trocamos ideias a respeito de programas de bolsas e intercâmbio. Nessa oportunidade, consolidei uma certeza que já vinha acalantando: o desenvolvimento tecnológico de nossa cidade pode vir não somente do apoio aos estudos formais, mas também, do incentivo ao talento e aprimoramento técnico e artístico dos jovens. No final, uma coisa levará à outra.

Quando falamos em Sustentabilidade, muita gente ainda pensa que tratamos apenas do Meio-ambiente. Na verdade, o conceito vai além e serve de régua para traçarmos todas as nossas ações. É que a noção de Sustentabilidade está embasada, pelo menos, em um tripé muito claro: precisamos de uma sociedade justa, uma economia forte e um meio ambiente vivo! Logo, se não pensarmos a cidade a partir de nossas almas, de nossa amorosidade e criatividade, não chegaremos bem a lugar algum.

Assim, tenho me colocado a estudar a Cultura e a educação a partir desse prisma. Se pensarmos em Paulo Freire, não estou seguindo nenhum caminho novo mas, infelizmente, essa senda ainda é pouco percorrida. Nossa juventude está aí, com essa certeza brilhando nos olhos!

Muito me alegra ver jovens brilhantes e interessados nos ideias de um desenvolvimento mais justo, inclusivo e sustentável, ideais que norteiam nosso trabalho e são essenciais para a construção de uma sociedade menos desigual.